top of page
  • Arthur Ituassu

Livro analisa eleições de 2020

Publicação do INCT.DD contém o capítulo "Fake news e as eleições municipais de 2020" de Arthur Ituassu, Luiz Leo, Letícia Capone, Vivian Mannheimer e Caroline Pecoraro.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançou o e-book “Eleições Municipais em Rede: o contexto digital em 2020”, publicação que reúne pesquisadores, grupos e instituições de diversas regiões do país que fazem parte da rede de pesquisa do INCT.DD. A obra apresenta um panorama analítico e empírico das eleições municipais daquele ano, com foco nas plataformas on-line, e analisa como atores institucionais e não institucionais atuaram nesses ambientes a partir de perspectivas de candidatos, partidos, lideranças políticas, militância e profissionais de campanha. A organização ficou a cargo de Camilo Aggio (UFMG), Fernanda Cavassana (UFPR) e Michele Massuchin (UFPR).


A publicação propõe, além da discussão acerca da eleição de 2020 nos ambientes on-line diante do contexto pandêmico, a ampliação de estudos sobre o poder local. Oferece, ainda, um olhar a partir da empiria para os fenômenos digitais nas campanhas, o que indica os esforços de adentrar diferentes objetos e perspectivas analíticas.


O esforço que deu origem ao livro é fruto das discussões realizadas dentro do grupo “Política em ambientes digitais”, do INCT.DD, que se reúne anualmente durante o Congresso que o Instituto promove para debater suas pesquisas. Nesse sentido, o livro faz parte de uma série do INCT.DD sobre internet e eleições no Brasil, que apresenta pesquisas de ponta que lidam com diferentes dimensões das dinâmicas sociais e políticas que se materializam nos ambientes on-line em período eleitoral. A primeira publicação, lançada em 2021 com o título “Impactos político-comunicacionais nas eleições brasileiras de 2018”, foi organizado por Emerson Cervi (UFPR) e Maria Helena Weber (UFRGS). Ainda está prevista para 2024 o lançamento de mais um volume da série, dessa vez dedicada ao pleito de 2022.


Acesse o livro completo:


Comentarios


bottom of page