• Arthur Ituassu

Mídias sociais e gestão estratégica de Campanhas Políticas Online

Atualizado: Jul 8

PUC-Rio e INCT.DD lançam novo módulo do Programa de Capacitação em Campanhas Digitais


Uma parceria da PUC-Rio com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), o Programa de Capacitação em Campanhas Digitais tem como objetivo preparar profissionais para os novos desafios das campanhas no ambiente online. O Programa oferece formação ampla nas mais várias áreas que implicam no desenvolvimento e na gestão de campanhas políticas na internet. ​ Estruturado em quatro módulos não sequências, o programa aborda os seguintes temas: Módulo 01 - WhatsApp em campanhas eleitorais; Módulo 02 - Mídias sociais e gestão estratégica de campanhas políticas digitais; Módulo 03 - Inteligência e análise de dados em campanhas digitais; Módulo 04 - Comunicação de crise na era digital.


Este módulo 2 – Mídias sociais e gestão estratégica de campanhas políticas digitais– tem três objetivos centrais. O primeiro é capacitar os alunos a compreender uma campanha política digital e seu contexto, sendo capaz de realizar o planejamento estratégico adequado e a gestão de equipe necessária. O segundo é desenvolver estratégias específicas para a gestão de perfis e comunidades em mídias sociais, compreendendo desde formas de produção e disseminação de conteúdo em rede, até maneiras de gerenciar e potencializar as interações. O terceiro se dedica a lidar com situações de crise, cada vez mais comuns em época de fake news, bem como a apresentar ideias e tendências que permitam a construção de campanhas inovadoras. Ao fim, espera-se que o aluno alcance capacidade técnica e analítica para pensar estrategicamente uma campanha com o uso das mídias digitais.


O curso é composto de oito aulas:

1) Introdução à Comunicação Política Estratégica 2) O planejamento estratégico e gestão de equipe em campanhas digitais  ​3) Gestão de perfis digitais: produção e disseminação de conteúdo em rede I

4) Gestão de perfis digitais: produção e disseminação de conteúdo em rede II

5) O desafio da interação em ambientes online ​6) Comunicação de crise em campanhas políticas ​7) Tendências e inovações em campanhas digitais ​8) Mídias sociais e opinião pública

Para inscrições e mais informações, clique aqui.

© Não reproduza sem a autorização do autor