top of page
  • Arthur Ituassu

Temas e Mídia em #Eleições2014


Twitter, opinião pública e comunicação política no contexto eleitoral brasileiro. Produzido com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e publicado na última edição da revista E-Compós (Vol. 18, N. 2, 2015), periódico científico quadrimestral em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), este trabalho analisa, com coautoria do Professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática da PUC-Rio, tweets publicados com a hashtag '#Eleições2014' entre 19 e 25 de outubro, na última semana do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. A análise se constitui de três passos: 1) a identificação dos públicos, pela preferência eleitoral entre os dois candidatos (Dilma Rousseff e Aécio Neves); 2) a identificação da mídia que acompanha, por meio de links, as postagens de cada um desses públicos; e 3) os principais temas priorizados. Os dados foram trabalhados com análises de sentimento, mídia e conteúdo.

Acesso o texto aqui.

bottom of page