Com alegria compartilho o lançamento de Cultura e representação, de Stuart Hall, com organização, apresentação e revisão técnica de minha autoria. Publicado pelas editoras Apicuri e PUC-Rio, o livro traz as traduções de "The Work of Representation" (O papel da representação) e "The Spectacle of the Other" (O espetáculo do outro), mais a Introdução feita pelo autor para Representation: Cultural Representation and Signifying Practices (Sage & Open University, 1997). Honrosamente, o livro traz também texto de orelha do Professor Renato Cordeiro Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Segue abaixo o Sumário, de Cultura e representação, que já pode ser adquirido na Travessa ou na Cultura.
Sumário
APRESENTAÇÃO - HALL, COMUNICAÇÃO E A POLÍTICA DO REAL
Arthur Ituassu
INTRODUÇÃO
Stuart Hall
CAPÍTULO 1 - O PAPEL DA REPRESENTAÇÃO
1. Representação, sentido e linguagem
1.1 Produzindo significados, representando objetos
1.2 Linguagem e representação
1.3 Compartilhando os códigos
1.4 Teorias da representação
1.5 A linguagem dos semáforos
1.6 Resumo
2. O legado de Saussure
2.1 A parte social da linguagem
2.2 Crítica ao modelo de Saussure
2.3 Resumo
3. Da linguagem à cultura: da linguística à semiótica
3.1 O mito hoje
4. Discurso, poder e sujeito
4.1 Da linguagem ao discurso
4.2 Historicizando o discurso: práticas discursivas
4.3 Do discurso ao poder/conhecimento
4.4 Resumo: Foucault e representação
4.5 Charcot e a performance da histeria
5. Onde está o sujeito?
5.1 Como captar o sentido de Las meninas, de Velázquez
5.2 O sujeito da/na representação
6. Conclusão: representação, sentido e linguagem reconsiderados
Referências e Leituras
CAPÍTULO 2 - O ESPETÁCULO DO OUTRO
1. Introdução
1.1 Heróis ou vilões?
1.2 Qual a importância da "diferença"?
2. Racializando o "Outro"
2.1 O racismo como bem comercial: o Império e o mundo doméstico
2.2 Enquanto isso, lá nas grandes plantações
2.3 Significando a "diferença" racial
3. A encenação da "diferença" racial: "e a melodia demorou-se..."
3.1 Corpos celestiais
4. A estereotipagem como prática de produção de significados
4.1 Representação, diferença e poder
4.2 Poder e fantasia
4.3 Fetichismo e rejeição
5. Contestação de um regime racializado de representação
5.1 A inversão dos estereótipos
5.2 Imagens positivas e negativas
5.3 Através do olhar da representação
6. Conclusão
Referências e Leituras