• Arthur Ituassu

Comunicação como cultura

Ensaios sobre mídia, tecnologia e sociedade

Anunciamos aqui a publicação da obra “Comunicação como cultura: ensaios sobre mídia, tecnologia e sociedade”, com textos de James Carey organizados por Arthur Ituassu, Everardo Rocha e Tatiana Siciliano, todos do PPGCOM/PUC-Rio.


Além da organização da obra, Ituassu, Rocha e Siciliano também produziram um capítulo introdutório - “Carey, comunicação e a política do real” - e textos de contextualização teórica dos ensaios de James Carey publicados aqui pela primeira vez em português.


Chamamos a atenção em especial para os textos “Uma abordagem cultural à comunicação”, “Comunicação de massa e estudos culturais” e “Superando resistências aos estudos culturais”, que, juntos, contemplam a perspectiva culturalista de James Carey para o campo da Comunicação.


Além disso, gostaríamos de enfatizar a publicação, pela primeira vez em português, do texto clássico “Tecnologia e ideologia: o caso do telégrafo”, onde Carey aborda as consequências para a sociedade americana dessa transformação na tecnologia da informação. Trata-se de um texto seminal, que apresenta uma epistemologia pragmática única para aqueles que estudam comunicação e tecnologia.


Esperamos que a publicação possa contribuir para os debates teóricos do campo.

Mais informações sobre a obra podem ser encontradas aqui: http://www.editora.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1084&sid=2